segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dicas para economizar água

Neste artigo apresento 10 dicas para economizar água. Confira.


dicas para economizar água
Créditos da imagem: www.portalnco.com.br

Tudo o que Deus criou é bom. Á água então é uma de suas maiores criações, se é que posso falar assim. Sem água não há vida, não há como os seres vivos viverem.

A água é um bem precioso e muitas pessoas ainda não se conscientizaram disto e praticam o desperdício achando que nunca sentirão falta dela, porém, Deus permite que passemos por momentos de crise para podermos valorizar o que básico para nossa sobrevivência.

Aqui em Salvador o rompimento da adutora principal de água tratada da Embasa (companhia de saneamento básico baiano) danificada pela empresa que efetua obras extensão do metrô aqui da capital fez com que grande parte da população ficasse sem água.

Na foto abaixo a falta da água fez com que moradores do bairro do Uruguai saqueassem um caminhão pipa e promovessem até briga pela água.




Créditos da imagem: bahiaempauta.com.br

Resolvi então aproveitar este momento para dar dicas aos leitores deste blog para economia de água. Vamos lá?

10 Dicas para economizar água

  1. Tenha um reservatório com grande capacidade de armazenamento de água.
  2. Tenha uma ou mais caixas de água com boa capacidade de armazenamento de água.
  3. Verifique constantemente  se há vazamentos na tubulação ou nas torneiras da sua casa, caso haja, busque eliminá-los imediatamente.
  4. Somente abra a torneira quando realmente for utilizar a água. Exemplos:
a) Escovação dos dentes - só abra a torneira para enxaguar a boca (ponha um punhado de água na palma da mão, feche a torneira e lance a água à boca. Abra novamente e lave a escova.
b) Barbear - só abra a torneira quando for lavar o rosto. Use uma vasilha com um pouco de água para fazer o enxague do aparelho de barbear.
c) Banho - Não tome banhos demorados. Se molhe da cabeça aos pés, feche a torneira, se ensaboe e abra novamente. 

     5. Reaproveite a água do banho - para isto capte-á com uma bacia sob seus pés para reutilizá-la no vaso sanitário, por exemplo.
     6. Não dê descarga toda vez que somente for urinar. Tente acumular o máximo que poder suportar o mau cheiro.
     7.  Reaproveite a água do aparelho de ar condicionado - caso possua tal aparelho utilize uma vasilha para captar essa água e reutilizá-la em vasos sanitários, plantas e outras coisas que não exijam água limpa.
    8. Jamais lave pisos, paredes, escadas e seu carro (caso possua) com mangueira. Com apenas 2 (dois baldinhos) dá pra lavar um carro, sabia? Veja o interessante vídeo abaixo:



     9- Plantas e ou flores em vaso - a depender da planta ou flor ponha pedras de gelo, ao invés de molhá-las

     10- Lavagem de louças e panelas - ensaboe todas de uma só vez e depois enxague.

Espero que tenha gostado das dicas e aproveite para compartilhar agora mesmo com seu amigos, colegas e parentes. E se tiver dicas a acrescentar, escreva nos comentários abaixo.



Nenhum comentário:

nRelate - Posts Only